quarta-feira, abril 11, 2018

ADEMO diz não a Violência contra a PcD

Ao lado da faixa etária, gênero e situação socioeconômica, a deficiência está entre os diferentes fatores que podem aumentar a exposição da pessoa a atos de violência. Dados internacionais da ONU reforçam a necessidade de um olhar específico para essa população, que tem 1,5 vezes mais chances de ser vítima de abuso sexual e 4 a 10 vezes maior probabilidade de ter vivenciado maus-tratos quando criança.
Esse público também tem mais dificuldade em acessar serviços e obter a intervenção da polícia, proteção jurídica ou cuidados preventivos, seja por problemas de locomoção ou de comunicação.



Existem várias formas de violência contra a pessoa com deficiência, desde a falta de acessibilidade – que impede seu pleno desenvolvimento – até os tratamentos desumanos, abandono e negligência. Podemos indicar alguns elementos que mostram as dificuldades na identificação da violência contra umapessoa com deficiência:
•Não conseguir falarou se expressar sobre o ocorrido;
• Ter dificuldade de entendimento sobre a ação violenta que sofreu;
• Termedo ou receio de acusar uma pessoa, principalmente se esta
exerce a função de cuidador (familiares ou profissionais).

Desse modo a ADEMO propõe que se deve direccionar as accões de sensibilizacão para advocar no processo de inclusao e proteccão da PcD

Sem comentários:

Enviar um comentário